segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DILEMA ( O POEMA DA SEMANA - 2011/09/05) Do livro " VERBOS NA PRIMEIRA PESSOA"


DILEMA



“Ontem”para mitigar a pasmaceira,
Duma insónia, por demais excedente
Acordada, ocupava a noite inteira
Inventando o sonho, mais excelente.

Sim, se dormir não conseguia,
Ao menos fruía o sonho ideal;
Sabendo que por tal, muito sorria
E talvez com um sorriso angelical.

“Hoje”, que o meu dormir, é evidente
(E não sou do meu sonho comandante)
Padeço um pesadelo deprimente
Causando-me agonia asfixiante...

Sim, porque se dum luxo me granjeio,
Também por ele pago um alto preço
Porque no sonho, sofro de entremeio
Ânsias e medos, que não mereço…

Já não sei se é melhor, sono não ter
Para acordada, sonhar risos e zelos
Ou deitar-me e fruto do adormecer
Padecer aflitivos pesadelos...

Eis hoje o meu complicado dilema
(Qual das saídas a de menor custo?)
Fruir da insónia, com lauto esquema
Ou gozar meu sono, ante enorme susto?

1998


Sem comentários:

Enviar um comentário