segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CHAMEI PELA PROVIDÊNCIA - ( O POEMA DA SEMANA -2011/10/10) Do livro : ( já editado) " ESTRO DE MULHER"

CHAMEI PELA PROVIDÊNCIA


Dispus-me a olhar o mundo, ao redor,
E grande tristeza me assolou,
Por ver tanto mal em evidência;
Minha alma, toda ela se enlutou;
E então, chamei pela providência!

Vi pobres, sem terem pão nos lares,
E com filhos, ano-a-ano a surgir;
(Sem cama, pernoitando no chão)
Logo, pedi ao céu p’ra intervir,
Rezando, com fé, minha oração!

Pus os olhos no século vinte,
E vi tanta fraqueza, em rapazes,
E tantas meninas a se entregarem…
Que pedi ao céu, forças capazes,
P’ra eles, sua vida mudarem…

Vi tanta discórdia, em nações…
Irmão, sendo inimigo de irmão;
(Ante guerra fria, sangue quente)
Por isso e com toda a devoção,
Rezei, para não morrer mais gente…

Olhei doença, flagelo, mal,
Pensei nos acidentes de estrada,
E em tanto azar e pesar profundo,
Que roguei ao céu, (esperançada)
Para acabar com a dor no mundo!

Mirei prados, pomares e vinhas,
Neles, tudo a chuva destruindo,
Me causando um dó de consciência…
E (ante a esp’rança me invadindo)
Então, chamei pela providência!...

Cem vezes mais, lhe fiz chamamento,
Fazendo da minha fé, aposta,
Para tantos males, do irmão meu;
Mas, no silêncio, achei a resposta:
– Até Deus, que é Deus… também sofreu!!!
1970

Sem comentários:

Enviar um comentário